---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


ENCANTAMENTO E LUDICIDADE NO MATERNAL III

Publicado em 10/09/2019 às 09:30 - Atualizado em 10/09/2019 às 09:31

MATERNAL III-MATUTINO
Créditos: Imagens e Texto: Patricia A. R. Knorst Baixar Imagem

PROFESSORA: Clair Bolfe Tumeleiro e estagiária Jaqueline

TURMA: MATERNAL III-MATUTINO

DATA: 26 de agosto à 06 de setembro

TEMA: Espaço, tempo e história.

 

OBJETIVO: Contextualizar de maneira lúdica, através de cantigas, atividades pedagógicas e contação de histórias na turma do Maternal III.

 

DESENVOLVIMENTO

A professora Clair iniciou os trabalhos em 26 de agosto de 2019, com a cantiga infantil “ Marcha Soldado”, salientando o tema abordado na cantiga, e que também cada criança levaria para casa alguns versos para cantar em família e dialogar sobre a Pátria.

Com o auxilio da professora e da estagiária as crianças confeccionaram um chapéu de jornal para dramatizar a cantiga. As crianças pintaram o jornal inicialmente, interagiram e desenvolvendo suas habilidades com os traços e as cores.

Em seguida, a professora contou a história “ O Chapéu de Papel”, onde viajou-se pelo mundo da imaginação. A turminha confeccionou um chapéu de soldadinho em verde, enfatizando as cores.

Algumas atividades pedagógicas enfatizaram as partes da bandeira do Brasil e suas cores(verde, amarelo, azul e branco). Para observar e estudar as cores, a professora apresentou para as crianças um copo com miçangas coloridas comestíveis. Nesse momento, explorou-se muito a oralidade com as crianças: Que cores? Qual o formato? Quantidade? O que lembra?

O trabalho com a massinha de modelar foi primordial para reforçar as cores já conhecidas e também as novas cores.

Outra história explorada com a turma do Maternal III foi “O morango”. Uma bela história que foi modificado, onde um ratinho não dividia o morango e agora ele divide, assim enfatizou-se com as crianças a importância de dividir. E com máscaras de morango, incentivamos as crianças a interpretar a história.

Além dessas atividades pedagógicas, desenvolvemos brincadeiras de roda, a fim de valorizar e incentivar o desenvolvimento das crianças, bem como o gosto pelo espaço escolar. Assim, também construiu-se com as crianças um tambor com materiais recicláveis, para aprimorar a questão do som e das habilidades motoras.

Dessa forma, podemos enfatizar o encantamento e a alegria das crianças em todas as atividades desenvolvidas.

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Diretrizes Curriculares Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013, 562p.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. São Paulo: Moderna, 2012.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar