PRE II DESENVOLVE ATIVIDADES ALUSIVAS AO MEIO AMBIENTE

DATA: 03 à 06 de junho de 2019

TURMAS: PRÉ II- Matutino e Vespertino

TEMA: Meio Ambiente

OBJETIVO: Desenvolver atividades conscientes em relação ao Meio Ambiente, e incentivar as crianças a cuidar diariamente através de pequenas ações o meio em que vivem.

JUSTIFICATIVA

A temática do 2º Trimestre, vem ao encontro do Subtema “Meio Ambiente” haja vista que, cuidar e preservar o espaço em que vivemos é necessário para a nossa qualidade de vida e a excelência da vida no Planeta.

Por isso, na Educação Infantil do Município de Iraceminha, nas turmas de Pré II- matutino e vespertino desenvolveu-se atividades inerentes ao Meio Ambiente, também comemorado dia 05 de junho. Com a presença inicial do diálogo com as crianças sobre o meio em que vivem e a socialização dos relatos das crianças percebe-se o quão o Meio Ambiente é importante na vida delas e que elas são preocupadas em cuidar desse meio. Aliás, deveria ser uma preocupação constante na vida de cada ser humano, pois se cada um de nós fizesse a nossa parte teríamos um Meio Ambiente mais saudável e com menos desafios ambientais.

Em seguida, as professoras contaram a história do “Meu mundinho”, de Ingrid  Biesemeyer Bellinghausen, com ênfase na Reciclagem. A contação de histórias para as crianças é um momento de grande importância para o desenvolvimento de concentração, atenção e imaginação. Após esse momento importante, a turma dialogou sobre o assunto e relatou inúmeras ações importantes para a preservação do meio ambiente e também da realização do processo de reciclagem.

A turma do Pré II- Matutino, orientados pela professora Sandra e professora Odete realizaram um estudo sobre as cores das lixeiras e quais tipos de lixo podemos colocar para contribuir no processo de reciclagem. Posteriormente, realizaram um passeio na praça da cidade a fim de identificar como estava sendo cuidado o meio ambiente e observar quais tipos de lixo poderia se encontrar e que poluía o meio ambiente. Em diálogo com a turma, realizou uma prática pedagógica muito construtiva e de grande reflexão, haja vista que os saberes socializados uniram-se com a atividade prática.

Já a turma do Pré II- Vespertino realizou também inúmeras atividades relativas ao Meio Ambiente, como análise de imagens que compõem esse meio, e logo após recorte e colagem para formar um grande painel alusivo ao tema. Cada criança, espontaneamente e oralmente apresentou sua atividade, assim incentiva-se as crianças a desenvolver a sua participação em sala de aula, bem como a sua expressão oral. Em seguida, a turminha ainda produziu um Jogo de Memória sobre o Meio Ambiente e com certeza, houve a realização do jogo com os colegas instigando a concentração e a memória. A fim, de observar o Meio Ambiente de nossa cidade, a turminha também visitou a Praça Municipal observando os tipos de árvores, flores, calçadas, parque, e o que havia naquele espaço, e posteriormente realizou-se a brincadeiras no parque infantil.

Realizar atividades sobre o Espaço em que a criança está inserida, incluindo o tema Meio Ambiente é lembrar do Campo das Experiências “ Eu, o Outro e o Nós” uma vez que, tudo o que há no Universo faz parte de todas as pessoas, dos seres vivos e dos seres não-vivos, por isso, nossa missão é preservar, cuidar, e proteger cada detalhe do Meio Ambiente, pois além da natureza, inclui-se as ruas, as construções, os espaços de brincar, entre outros.

E é pelas crianças, que podemos motivar essa conscientização tão importante, desde uma pequena ação de colocar o lixo na lixeira, cuidar dos brinquedos ou não quebrar ou não estragar uma flor, pois são as pequenas ações as grandes responsáveis pelas grandes mudanças em nossa sociedade.