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BRINCADEIRAS E CIRCUITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 15/05/2019 às 14:55 - Atualizado em 16/05/2019 às 09:27

Movimento, coordenação motora e lateralidade
Créditos: Imagens e Texto: Patrícia A. R. Knorst Baixar Imagem

PROFESSORES: Ana, Diego, Felipe e Tássia.

 

TEMA: Movimento, coordenação motora e lateralidade

 

OBJETIVO: Desenvolver atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento das crianças.

 

JUSTIFICATIVA:

O desenvolvimento contínuo de atividades lúdicas na Educação Infantil são amplamente necessárias para o processo de aprendizagem das crianças, uma vez que as mesmas desenvolvem a coordenação motora e a lateralidade, e assim visam contribuir em outras áreas de aprendizagens das crianças como na escrita, pintura, desenho, recorte, entre outras.

A organização de atividades com o bambolê, por exemplo, visam trabalhar a coordenação motora, assim como a coordenação entre os movimentos e alternância dos passos, em um determinado tempo e espaço. Assim, também desenvolvem a psicomotricidade das crianças, pois ao aprender a controlar o bambolê com o corpo há a ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de movimentar o bambolê e andar dentro do mesmo.

Com consonância a esses objetivos, houve também o desenvolvimento de atividades de caminhar e saltitar sobre coordenadas no chão até chegar a figura geométrica, trabalhando as cores e também o equilíbrio.

Outra atividade relacionada as cores e ordenação, foi desenvolvida com o objetivo de cada criança subisse e descesse o escorregador com a cor da bolinha almejada e colocasse dentro da escada com as demais bolinhas. Desenvolvendo nas crianças a agilidade, concentração e raciocínio rápido.

A BNCC ( 2018, p.45) salienta no Campo das Experiências do Corpo, gestos e movimentos que um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento é justamente “deslocar seu corpo no espaço, orientado-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, … ao envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas”.

Portanto, o desenvolvimento das atividades em diversas turmas da Educação Infantil priorizam o envolvimento das crianças em brincadeiras que requerem concentração, habilidades, coordenação, agilidade, equilíbrio, respeitando as individualidades e o coletivo.

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil.(BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15.mar.2019.


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