---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Retrospectiva CRAS

Publicado em 30/11/2018 às 16:48 - Atualizado em 30/11/2018 às 16:58


Créditos: Texto e imagens: Lucélia Costacurta Baixar Imagem

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma das principais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas), é o responsável pela Proteção Social Básica. Nele, a população tem acesso a benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição Federal.

Os serviços ofertados pelo CRAS são: PAIF (Serviço de Atendimento Integral as Famílias) e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). No ano de 2018 as atividades desenvolvidas pelo CRAS foram:

* Foram aproximadamente 1200 atendimentos realizados no decorrer do ano, dentre acompanhamentos familiares específicos realizados pela equipe do CRAS e encaminhamentos para cadastro e atualização do CADUNICO, auxílio de obtenção de documentos pessoais, benefícios eventuais e agendamentos no INSS. Foram realizadas aproximadamente 120 visitas domiciliares.

* Foram atendidos 5 grupos PAIF, destes grupos surgiram 2 hortas comunitárias, uma na Área Verde e outra na Cohab, que são cuidadas e coordenadas pelas famílias que participam das atividades realizadas pelo PAIF, com o auxílio das técnicas do CRAS.

* Também foi ofertada uma oficina de Corte e Costura com a oficineira Aracy, que ocorreu quinzenalmente contemplando mulheres público da Assistência Social.

* Implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Idosos (intitulado Tecendo Laços e Histórias) que tem como objetivo o fortalecimento de vínculos e convívio social através de artesanatos e trocas de vivências.

* Também foram realizadas oficinas trimestrais para as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada com acompanhamento familiar.

* Foram atendidas e acompanhadas aproximadamente 160 famílias, a partir dos grupos e projetos descritos acima.

* O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atendeu 65 crianças e adolescentes, com frequência semanal nas atividades. Ocorreram oficinas de Músicas, ministrada por Anderson, oficina de Dança com a oficineira Acácia, oficina de atividades recreativas com a professora Yasmin e oficina de Artesanato com Aracy. Acompanhamento das crianças e adolescentes e suas famílias pelas técnicas do CRAS..

* Foi realizada a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

* Durante o ano foram oferecidos cursos em parceria com o SENAR, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste SC, que contemplaram mulheres participantes dos grupos PAIF realizados pelo CRAS. Os cursos foram: no mês de março Conservas de frutas, hortaliças e temperos; em Junho Treinamento de Confeitaria; em Julho Reaproveitamento Integral de Alimentos e em Setembro curso de Prevenção à Doenças Crônicas.

* No mês de maio e setembro foram realizadas atividades de conscientização através da campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes através das seguintes atividades:

* Atividade de Capacitação com os professores do município com o tema: O despertar do educador: das marcas do silêncio da violência à descoberta da possibilidade do afeto, com a profissional Jacinta Iming.

* Peça Teatral Flor e Ser, com o grupo teatral Reminiscência, abordando o tema de forma interativa e dinâmica, abrangendo crianças e adolescentes, do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de todas as escolas do município.

* Atividades na praça seguidas de caminhada com participação das escolas, Conselho Tutelar e demais membros da rede de proteção.

* No mês de Setembro foi realizada atividade de prevenção voltada para crianças dos pré-escolares à 3º do ensino fundamental do município com a peça teatral Pipo e Fifi com a profissional Jacinta Iming.

* No mês de Junho, o CRAS teve participação na programação do Junho Verde promovido pelos Vereadores Mirins de Iraceminha, com a intenção de promover o estudo e reflexão da prevenção ao Uso de Drogas, a partir da peça teatral Madre Mercedita e sua Assistente, com o grupo Teatral Piliquinha.

* No mês de Julho recebemos o ônibus lilás do programa “Mulher, Viver sem Violência”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Foi realizada programação especial no dia com: Mateada na praça com apresentações culturais; Orientações psicológicas e sociais; Auriculoterapia e Atividade Física e Palestra com profissionais de direito e psicologia da UNOESC de Pinhalzinho/SC.

* No mês de outubro, que é dedicado a prevenção do câncer de mama e demais doenças que acometem as mulheres, realizou-se uma roda de conversa com orientações e vivências em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maravilha.

* Foram realizadas atividades durante o ano com as crianças e adolescentes do SCFV. No mês de julho organizou-se uma festa Julina, no mês de setembro participamos do desfile cívico em comemoração ao dia 7 de Setembro, no mês de outubro tivemos a comemoração do Dia da Criança no SCFV com diversas atividades e brincadeiras e no mês de dezembro foi realizada gincana com demais atividades para encerrar as atividades do ano de 2018.

* E, por fim, foi realizado no mês de novembro um encontro com todos os integrantes dos grupos PAIF e demais projetos, encerrando as atividades do ano de 2018.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar